Radio Nexus Sports

sábado, 1 de julho de 2017

China estuda lançar sua própria moeda digital

Banco central chinês reúne equipe para estudar cenários de aplicação da divisa

POR BLOOMBERG

22/01/16 - 18h34 | Atualizado: 22/01/16 - 18h37

 

Bitcoin, moeda digital - Chris Ratcliffe / Bloomberg

PEQUIM - O banco central da China disse que está estudando as possibilidades de emitir sua própria moeda digital e que busca lançar um produto o quanto antes, alegando que os sistemas de pagamento podem melhorar a eficiência das transações internacionais.

O Banco Popular da China montou uma equipe de pesquisa em 2014 para estudar as moedas digitais e os cenários de aplicação, segundo um comunicado publicado no site do órgão regulador esta semana. O banco disse que consultou especialistas do Citigroup e da Deloitte, embora não tenha especificado qual tecnologia usaria para emitir sua moeda digital, nem como ela funcionaria em relação ao yuan.

As moedas digitais ganharam destaque com o surgimento do bitcoin, que é “minerado” por computadores de grande potência e opera com um livro-razão que contém o histórico de pagamento de cada circulação. A China se tornou um dos maiores mercados para o bitcoin e para os mineradores, e os órgãos reguladores chineses adotaram a postura de praticamente não interferir nas operações de troca e nas empresas de bitcoin.

— As autoridades reguladoras reconheceram as oportunidades que as moedas digitais oferecem — disse Zennon Kapron, diretor administrativo da empresa de consultoria Kapronasia, com sede em Xangai. — Se elas realmente tivessem algo que o governo pudesse monitorar e usar, isso poderia se encaixar em seus planos de longo prazo.

FLUXOS DE CAPITAL

Um total estimado de US$ 843 bilhões em capital saiu da China no período de 11 meses até novembro, segundo uma estimativa da Bloomberg, e as autoridades estão tendo que adicionar recursos ao sistema financeiro para evitar o aumento das taxas de juros em meio à desaceleração econômica.

Os primeiros usuários do bitcoin imaginavam a moeda como uma forma se libertarem do controle dos bancos centrais e das instituições financeiras.

O bitcoin foi criado em 2008 por Satoshi Nakamoto, um programador ou grupo de programadores, e não opera com um administrador, como um banco central. Em vez disso, uma rede de voluntários valida as transações por meio de computadores, o que exige assinaturas eletrônicas criptografadas, e, em troca, essas pessoas recebem honorários com base nos preços do mercado.

— No momento é cedo demais para ver qual será o efeito da medida do Banco Popular da China sobre a comunidade do bitcoin no país — disse Wang Chun, um dos fundadores do segundo maior grupo de mineradores de bitcoins, o F2Pool, com sede em Pequim. — Eles poderiam optar por permitir que o bitcoin coexista com sua moeda digital ou reprimir o uso do bitcoin

Fonte: https://m.oglobo.globo.com/economia/china-estuda-lancar-sua-propria-moeda-digital-18525809

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger